quarta-feira, 26 de maio de 2010

Paixão Brasileira


Como eu disse no perfil, quero escrever sobre todos os esportes. Mas meu primeiro post será sobre o futebol. Porque será que ele atrai tanta gente. Saiba um pouco mais de futebol, pela minha visão.

O futebol é um desporto de conjunto jogado entre dois times com 11 jogadores cada um e um árbitro que se dedica da correta aplicação das normas. É considerado o esporte mais popular do mundo, cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições.
É jogado num campo com grama retangular, com um gol (trave com redes) em cada lado do campo. O objetivo do jogo é transferir a bola através do campo para colocá-la dentro do gol adversário. A equipe que marca mais golos ao término da partida é a vencedora.
O futebol vem cada vez mais se transformando num esporte popular em vários países sem muita tradição neste desporto. Esta é uma impulso mundial. Especialmente porque para se jogar futebol precisa-se de poucos equipamentos, uma bola e uma área plana às vezes nem isso.
Segundo uma pesquisa realizada pela FIFA no ano de 2006, cerca 270 milhões de pessoas no mundo estão ativamente envolvidos no futebol, incluindo jogadores, árbitros e diretores, destas, 265 milhões jogam regularmente de maneira profissional, semi-profissional ou amadora, tanto a homens, mulheres, jovens e crianças. Este valor representa cerca de 4% da população mundial.

Violência
Mesmo sendo um esporte considerado arte, o futebol gera violência tanto dentro como fora de campo.
A violência no futebol é quase tão velha quanto o próprio esporte. Suas origens remontam aos jogos de futebol escolar durante a Idade Média, que se retratava por não ter regras e pelo uso desmedido da violência. A primeira revelação de violência no futebol moderno foi em 1885, quando uma partida entre as equipes inglesas de Preston North End e Aston Villa acabou em uma violenta briga entre jogadores de ambas equipes.
Os grupos violentos de uma torcida recebem várias denominações, como barra bravas, hooligans ou ultras.
Para evitar estes problemas, a FIFA promove uma campanha chamada Fair Play ou seja Jogo Limpo, que convida os participantes deste desporto para mostrar valores que fazer crescer o futebol. Anualmente a FIFA entrega um ou mais prêmios a pessoas, clubes, associações ou entidades de qualquer natureza que transmitem os valores do Fair Play.

No Brasil
O futebol é o principal esporte do país. Foi apresentado por Charles Miller, um jovem brasileiro que, após viagem pela Inglaterra, trouxe consigo duas bolas de futebol e passou a tentar os britânicos da cidade de São Paulo de jogadores de críquete para futebolistas, criando um clube de futebol no Brasil.
O futebol rapidamente se tranformou uma paixão para os brasileiros, que freqüentemente referem-se ao país como "a pátria de chuteiras" ou o "país do futebol". Segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, o futebol movimenta R$ 16 bilhões por ano, tendo trinta milhões de praticantes (aproximadamente 16% da população total), 800 clubes profissionais, 13 mil times amadores e 11 mil atletas federados

Paixão
O futebol faz parte da vida de todos os brasileiros: homens, mulheres, crianças. Todos unidos em torno de uma grande paixão nacional, é como dizem : o Brasil tem milhões de técnicos. Quem não gosta de assitir a um jogo, sentir a emoção de um gol, zoar o adversário pela derrota. Enfim, não dá pra negar, somos todos fanáticos por futebol. O futebol no Brasil é mais que um esporte, é um estilo de vida, uma forma de interagir com a sociedade brasileira. Independentemente de classe social, raça ou qualquer outra diferença, durante uma partida da Seleção brasileira, todos nós brasileiros somos apenas torcedores, com um único objetivo: vencer e levar o nome do Brasil a todas as pessoas do mundo. O legal do futebol é isso, poder conversar, discutir o melhor esquema tático, falar dos jogadores, do técnico, enfim, de tudo que diz respeito ao futebol.
A paixão pelo futebol é adolescente e infinita, não acaba, não nos deixa. Não se tranforma no amor chato e entediante, não cai na rotina, ela é e sempre será a maior paixão de um homem ligado ao auge esportivo. Nos faz chorar, nos faz gritar, nos faz sorrir e, acima de tudo, nos faz esquecer, mesmo que durante apenas 90 minutos, de toda a dor e dificuldade presentes.
E que 90 minutos. Um tempo inesgotável, em que o ódio se transforma em êxtase pleno em menos de 5 segundos. É o tempo que para, são as luzes que acendem e focam única e simplesmente em você, pois é a ti que o combate é feito, é para sua satisfação e de mais ninguém. Guerreiros suam e se digladiam em sua homenagem, com toda sua raça e disposição. Pois neste mundo de fantasia e paixão, a hipocrisia não existe e o dinheiro torna-se apenas um coadjuvante.


Ah! Não esqueçam de responder a
enquete, ela se encerra dia 18/06/2010