Segunda etapa do mata-mata sexta-feira, o Brasil enfrentou a Holanda, nesta sexta-feira, em Porto Elizabeth, pelas quartas de final, pela primeira vez nesta Copa do Mundo com o uniforme numero 2, será que ele convenceu???
A seleção jogou de camisa azul, calção branco e meias azuis. Por azar e escolha a decisão foi adotada nesta quinta-feira no encontro realizado pela Fifa com representantes das duas delegações.
É a terceira vez em quatro encontros com a Holanda numa Copa do Mundo que o Brasil jogou com o uniforme azul. Em 1974, na derrotado por 2 a 0, e em 1994 foi revanche, os brasileiros venceram por 3 a 2 nas quartas de final. Em 1998, o Brasil venceu os holandeses na semifinal nos pênaltis após o empatar por 1 a 1, e a seleção jogou com o uniforme amarelo.
O uniforme azul foi usado pelo Brasil pela décima vez em Copas do Mundo. O histórico é positivo: sete vitórias (1938 - Brasil 6 x 5 Polônia; 1958 - Brasil 5 x 2 Suécia; 1974 - Brasil 2 x 1 Argentina; 1978 - Brasil 3 x 1 Polônia; 1994 - Brasil 3 x 2 Holanda; 1994 - Brasil 1 x 0 Suécia; 2002 - Brasil 2 x 1 Inglaterra), um empate (1994 - Brasil 1 x 1 Suécia) e uma derrota (1974 - Brasil 0 x 2 Holanda). Destaque para a vitória sobre a Suécia, na final da Copa do Mundo de 1958. A última vez que a seleção jogou com a camisa azul no Mundial foi na vitória sobre a Inglaterra, em 2002, pelas quartas de final, no qual se sagrou pentacampeã.
Hoje será o desempate para saber que desempate quem levou a melhor??? A laranja mecânica. Até que no primeiro tempo até que o Brasil mostrou vontade de vencer, logo primeiros minutos mostrou agressividade e fez dois gols (um anulado, devido ao impedimento). O verdadeiro gol surgiu quando Felipe Melo em excelente passe para Robinho no meio da defesa holandesa que só teve o trabalho de chutar no meio do gol holandês abrindo o placar.
Só deu Brasil no primeiro tempo, mas parece que no segundo tempo o entusiasmo ficou nos vestiários. E mais uma vez o a equipe brasileira calçou saltos altos, com o ar de já ganhamos. E num lance de falta e um erro bobo o mesmo jogador que fez uma bela jogada, atrapalha o goleiro Júlio César e coloca a bola no fundo das redes do Brasil. E a partir daí a laranja mecânica tomou conta do jogo e os brasileiros se desesperaram, azedando de vez o jogo. E numa outra jogada boba Felipe Mello é expulso e assim se encerram as chances da equipe brasileira em prosseguir no Mundial. E assim como em 2006 o Brasil volta para casa nas oitavas de final, morre-se o sonho do hexa.
Não há culpados e sim derrotados, todos são culpados e inocentes o futebol é realmente uma caixinha de surpresa e no futebol como na vida existe derrotas e cabe a cada um aceita-las da melhor maneira.
Agora só nos resta esperar a Copa de 2014 e aqui no Brasil e quem sabe nas nossas terras nos tornamos campeões. Vale-se lembrar que apesar da torcida pelo título é muito difícil ter um campeão por duas copas em seguidas. Isso só aconteceu com a Itália (1934 / 1938) e com a própria seleção brasileira (1958 / 1962).
Espero que o Brasil (se classificado), pois é a única equipe a jogar todas as Copas, independente de sua classificação, deve jogar igual 2002 que venceu todas as partidas e se sagrou penta.