terça-feira, 17 de maio de 2011

A (i)racionalidade do futebol


Bom depois de quase dois meses sem escrever no blog, volto aqui para expressar minha opinião sobre o comportamento de alguns torcedores e incoerência da tabela do futebol, ou melhor, do campeonato Paulista. Depois de tanto tempo, queria um bom assunto, não escrever só por escrever, toco num ponto que com certeza vai gerar muitos comentários e criticas (boas e ruins)... estou preparada para isso.

Então vamos lá, no último final de semana chegou ao fim os campeonatos estaduais. Santos se sagrou campeão em São Paulo, Bahia de Feira (surpreendentemente) campeão Bahiano, Internacional campeão gaúcho e por aí vai.

Mas não é sobre isso que quero falar e sim sobre o fanatismo ou a irracionalidade dos torcedores de futebol pelo menos aqui em São Paulo, ou melhor, ainda, dentro do meio em que convivo.

Vamos o primeiro ponto... porque existe tanta desigualdade entre os campeonatos estaduais, acredito que todos deveriam seguir um padrão. Rio de Janeiro, Paraná e outros estados a final é decidida pelos vencedores de dois turnos. Caso um mesmo time vença o primeiro e o segundo turno e sagrado vencedor do estadual.

Mas o mais inconstante é o Paulista, que tem oitavas, quartas, semifinal e final. Mas não é por isso que ela é instável e sim porque não segue uma simetria, explicando, porque a fase de classificação e final tem dois jogos (ida e volta) e oitavas quarta e semifinais não. Isso para mim é falta de organização estou começando a concordar com meu amigo Leandro Martins que não gosta dos campeonatos estaduais.

Agora falemos da (i)racionalidade dos torcedores, eu não consigo concordar com torcedores dos times rivais torcendo por seus adversários na final. Explica-se no campeonato paulista nas quartas de finais os quatro maiores clubes se enfrentaram (Palmeiras x Corinthians; São Paulo x Santos) sobraram Santos e Corinthians em dois jogos aí vem a irracionalidade que falo como um torcedor do São Paulo pode torcer pelo time que eliminou sua equipe da final.

No último domingo torcedores do São Paulo, Palmeiras juntaram-se para torcer contra a equipe alvinegra do Parque São Jorge. Gritavam e berravam como se fosse o time deles. Até entendo os palmeirenses que foram eliminados pelo Corinthians e possui a maior rivalidade paulista, mas os São-Paulinos??

Eu sou da seguinte opinião claro que não precisariam torcer pelo Corinthians, mas poderiam ficar neutros. Quando um time que não é meu não está na final não torço para ninguém, que vença o melhor. Mas segundo meu amigo Renato São Pedro existe dois  tipos  de  torcedores  paulistas,  os  corinthianos  e  os  anti-corinthianos.


Para finalizar: Parabéns ao Santos Futebol Clube pelo (bi)campeonato Paulista, mas em minha opinião não venceu o melhor time, e sim a equipe que jogou melhor. Os jogadores santistas tiveram mais seriedade, cabeça fria para jogar a decisão, sem falar no trabalho em equipe que envolvia a todos desde jogadores até a diretoria do clube.

A equipe corinthiana foi incerta não teve volume do jogo, ou melhor, não apresentou jogo. Depois desta derrota começa o desmanche da equipe, como todo o final do campeonato. Os jogadores não conseguem um entrosamento no campo. Há muito tempo o Corinthians não consegue ser uma equipe compacta e do jeito que vai, com a vendas, aposentadorias e compras mal feitas a equipe conseguirá ser no máximo vice. Falo isso por que depois da aposentadoria de Ronaldo e Willian (no meu modo de vista precoce), com a venda de Elias, Bruno César, provavelmente Dentinho (e outros ainda não divulgados) e com a contratação do mal-preparado e fora de forma (para não dizer bichado) Adriano, o clube apresenta um confusão mental da diretoria. Aliás, que diretoria, que agora está mais preocupada em construir o Itaquerão, para ganhar dinheiro.


Claro que não posso deixar de destacar o talento individual de cada jogador, que muitas vezes decide o campeonato, caso do Neymar (que no ponto de vista não é um bom jogador e sim um sortudo assim como outros jogadores. Sem Elano, Paulo Henrique Ganso, a equipe santista não teria chegado à final), mas falta grupo, união por um futebol melhor.

PS: sou corinthiana, mas não posso tampar os olhos com a peneira, o Corinthians só foi para final por sorte jogou muito mal as semifinal com o Palmeiras, apresentou um melhora no primeiro jogo contra o Santos, mas não suficiente para lhe dar o título. O Santos foi muito mais firme durante todo o campeonato por isso se sagrou vencedor.