quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Maradona do Mato Grosso

Noite de quarta-feira, dia 21 de agosto e em um jogo histórico no estádio Passo das Emas, na cidade de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, o time da casa, Luverdense recebe o Corinthians pelas oitavas de final da Copa Brasil.

De um lado a inocência e o jogo do time ainda iniciante e jovem do Luverdense, equipe que se encontra na terceira divisão do campeonato Brasileiro, mas que já foi duas vezes campeão pelo campeonato mato-grossense apesar dos seus nove anos de existência; do outro a experiência de um grande time e o atual campeão do mundo, o Corinthians.
O estádio que só tem capacidade para cinco mil pessoas foi ampliando momentaneamente para 10 mil lugares para receber o jogo. Na platéia uma mistura de admiração pelo time da casa (e claro a torcida) e do entusiasmo de ver um time grande no estádio, que também contava com a torcida. Para saber a importância deste jogo foram confeccionadas almofadas com dados do jogo.


Jogo mormo apesar de ter mais  tempo  de  bola  a  equipe corinthiana não apresentou nenhum perigoao time mato-grossense,  parecendo mais uma pelada, ou a sessão bola murcha (Fantástico - Globo). De tantos passes errados que as equipes apresentavam, principalmente a do Corinthians.
Eis que começa o segundo tempo, e confesso que não assisti porque era tudo tão parado que o sono me dominou. Mas a internet nos ajuda a costurar os fatos. Aos 10 minutos Tite chama Emerson Sheik (esse estava no banco por causa de indisciplina), para entrar no lugar de Alexandre Pato. E o jogador nem pode mostrar seu futebol, depois de 22 minutos em uma briga com o zagueiro Zé Roberto o atacante é expulso junto com o seu adversário. Antes aos 19 minutos o jogador Romarinho também havia sido expulso por cometer uma falta com cartão amarelo, mas como já tinha levado antes, só restou o cartão vermelho.
Se o jogo esta morno, ele esfriou de vez, se para mim estava difícil assistir o jogo numa TV de 32 polegadas imagina para quem foi ao pequeno estádio. Uma coisa é certa tinha muito mais gente grudado na TV do que dentro de campo. Só uma informação não que isso vá acrescentar algo, mas a cidade de Lucas de Rio Verde tem 50 mil habitantes.
Quase no final, quando já era se dado como certo um empate entre as duas equipes, eis que surge o Maradona mato-grossense, que aos 45 minutos Misael domina a bola com a mão e  faz  o  gol.  E  o  inesperado  acontece , o Corinthians  perde.


Quinta-feira, dia 22 de agosto, nem precisa dizer que a internet está cheia de gozações sobre a derrota da equipe Corinthiana (ai que medo de abrir o facebook, o twitter e outras redes sociais). O fato é o seguinte que o Corinthians não entrou em campo, não sei se subestimou o Luverdense, mas não jogou nada, e a vitória mesmo que irregular foi justa. E ai fica a pergunta quem é o time grande? No jogo de ontem a equipe mato-grossense, que jogou tudo o poderia e num golpe de sorte e na cegueira do juiz fez um gol e venceu o jogo. O técnico do Luverdense antes de começar o jogo disse uma frase que acredito que fez todo sentido: “Não podemos perder o jogo antes de entrar em campo”.
Mas a verdade seja dita, desde que o Corinthians se sagrou campeão do mundo, e mesmo vencendo o campeonato paulista, o time nunca foi o mesmo. Perderam bons jogadores como Paulinho para o Tottenham da Inglaterra, e o Chicão para o Flamengo, time não vem apresentando um bom futebol. Com o sem desfalques  a  equipe tem  entrado  em  campo  de  salto  alto (ou meio-salto)   com   nariz  empinado,  e  não  é  possível  jogar  sem  olhar  para  frente  e  sem  chuteiras. 
Ou será uma maldição verde, porque o time de Mato Grosso tem como cor principal o verde, tanto que é conhecido como verdão do centro oeste.
Eu sou corinthiana e estou desiludida (para não falar que estou com vergonha) com o futebol que minha equipe vem jogando, muito aquém do que se espera de uma grande equipe, não reconheço mais meu time, que ficou conhecido pela sua força e raça dentro do campo.


Nenhum comentário: